Estudantes de Juiz de Fora se preparam para o Mundial de Xadrez

Estudantes de Juiz de Fora se preparam para o Mundial de Xadrez

Pela primeira vez, Campeonato Internacional de Xadrez Escolar é sediado no Brasil. A competição acontece a partir de 26 de novembro, em Juiz de Fora. Estudantes da cidade já se mobilizam para competir com jogadores de outros países.

São Paulo, setembro de 2014 – Esse ano, Juiz de Fora recebe um evento inédito no Brasil. É a primeira vez que o Campeonato Internacional de Xadrez Escolar acontece no país, o que se torna uma boa oportunidade para os estudantes que praticam esse esporte na cidade. De olho na facilidade de poder competir em casa, o Colégio Santa Catarina (CSC) está preparando seus estudantes para entrar de cabeça nesse campeonato.

O professor do CSC e idealizador da Liga X, considerada a maior liga de xadrez do Brasil, Haroldo Carvalhido, é o maior incentivador da participação dos alunos juiz-foranos. “Nós não teremos gastos com passagem, hospedagem e alimentação, apenas com a inscrição, sendo que ainda temos grande chance de sermos campeões por escola, no somatório geral de pontos, se houver uma boa adesão de alunos participantes”, afirma.

De acordo com o professor Haroldo, já estão inscritos competidores de países como Inglaterra, Peru, África do Sul e Índia, além de estudantes de outras regiões do Brasil. A competição é organizada pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), que conta com 185 países filiados. “O objetivo da organização é fortalecer a prática do esporte no país e estimular a inclusão do aprendizado do xadrez nas escolas”, ressalta o professor.

O CSC tem dois alunos de destaque na modalidade. Enzo Emanuel Victor Fontes e Luca Pimenta Cardoso, ambos do sexto ano do Ensino Fundamental I, foram respectivamente, campeão e 5º colocado do Campeonato Brasileiro de Xadrez, realizado ano passado, em Catanduva, interior de São Paulo.

O Mundial de Xadrez Escolar acontece entre os dias 26 de novembro e quatro (4) de dezembro. O torneio é dividido em sete categorias, de acordo com a idade, feminino e masculino. A expectativa para este ano é bater o recorde de participantes, com mil alunos inscritos, 400 deles estrangeiros, vindos de 40 países.

O Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora (MG) é administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC).

Sobre a Associação Congregação de Santa Catarina
Com 117 anos de atuação, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma instituição filantrópica, cujas atividades impactam na cadeia de valor das comunidades onde se encontra inserida. Por meio de um modelo de Governança Corporativa sustentável, a entidade consegue gerir de forma eficaz as 34 instituições nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social em sete Estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso e Goiás. Ao todo, a Associação Congregação de Santa Catarina reúne hoje cerca de 15 mil colaboradores e realiza, em média, 15 milhões de atendimentos por ano. Este modelo de governança possibilita executar dignamente e de forma permanente a missão iniciada pelas Irmãs de Santa Catarina e acolher cada ser humano na sua integralidade, conciliando eficácia organizacional, valores cristãos e compromissos com as necessidades das comunidades.
Fonte: Trama Comunicação
Fechar Menu
Precisa de ajuda? Converse com a gente
Close Panel